sexta-feira, 3 de julho de 2015

A meu sogro, Paulo Bezerra.

A meu sogro, Paulo Bezerra.


 
                      
Ah! Meu “soldadinho da borracha” / O que mais me assusta/ É tua persistência/ Que diga o tempo... Quanto tempo exista/ O meu velho soldadinho “sem coturnos”... E sem fardas.

Que de “alpargatas” transpôs estas matas/ Por “sobre lamas”, caminhando em charcos/ Abriu “picadas” açoitando cobras/ Não era “força bruta”... Era a vida.

Hoje, tua barba ficou branca/ Tal qual a “seiva” colhida na “tigela” ou “concha”, ou “quenga” / Tuas “divisas” inda marcam troncos/ Serviram de escadas às “estrelas”.

Quem sabe tua história seja “contos” / Nos cantos, nos cais... Por estas “beiras” /Nas idas e vindas do “Cai N’água” /Do “Bate Estaca”, “Roque” ou “nos fins de feira”.

Por certo ficou “bronco” nesta fila/ Indefinida e infeliz de espera/ Que custo à Pátria custe! Pagar os custos a quem a mesma ilude/ Que as mãos trêmulas/ Que a voz não é a mesma/ Que a morte acerca... E resistência clama.

Seus passos lentos buscam sua cama/ Não é “jirau” a proteger das onças/ Nem são “forquilhas” que na terra “fincam” / Como “palafitas” no chão, e rés ao solo/ O “Sapê” o seu colchão, o seu consolo/ Sobre o pobre varal que se “esparrama”.

Quantas “glebas”! E assentamentos! Quantos Mortos! E assassinatos; pôde ver/ Quanta espera pelo seu salário/ Cujo “soldo” ou “saldo”... Eram alimentos/ Quantos foram os invernos... E quantos verões/ E quantos cegos! Iludidos e desiludidos/ Aqueles que contribuíram na construção de um império.

Um dia talvez Deus lembre sua alma/ Um dia talvez a calma venha/ Um dia talvez venha uma brisa/ Soprar de leve a sua “grisa” e, sua barba branca... E vai! /Deixe para nós, os outros, o brilho dos seus olhos... A esperança que ficou ferida.






A Dom. José Maria Pires pelo “estilo” e “guia” de inspiração. Obs: Há mentores espirituais em vida e desencarnados.

Dr. Ademar Raimundo de Barros.



Comentários do Autor: São muitas as coincidências em um tempo só. Primeiro comparei a visita Papal no Encontro Mundial da Juventude Católica; com o Rito Judaico/Islâmico à Meca, a Cidade Sagrada de Maomé; evento em termos, parecido; ver as manifestações de fé Religiosa, e o uso de cognominações similares tais: peregrinações, e peregrinos... Vindos como não sei; de todas as partes do Mundo.
Fiz a propósito uma Enquete Pública: sim, ou não, a candidatura à Presidência da República dos EUA: ela! Chefe de Estado Americano, e Senadora Hillary Clinton: como sucessora de Barack Obama pelo Partido Democrata: que reeditaria a Presidente da República Democrática do Brasil, Dilma Rousseff: sucessora de Luis Inácio Lula da Silva: e se minimizaria o conceito “inflexível” de Continuísmo: e pela primeira vez na História: os EUA teria uma Mulher (Digna) representando a Presidência da República daquele País. Era a única maneira de contemporizar o impasse criado por Atos de Espionagem interferindo na Política e Economia Brasileira, mas parece-me... Meu tiro saiu “pela culatra”.
As duas Nações vivem momentos pouco parecidos, pois os Governos no Poder: não contam com a maioria absoluta dos Partidos: fruto de composições; pré, pós, Eleitorais. E o que vem logo após: Atentados Terroristas no Quênia, quando mal se falava do retorno às Relações Diplomáticas; EUA/Irãn: e o quadro Histórico não sinaliza um final feliz. Há um espaço (profético?) para voltarmos ao passado, na “trilha” da: Divina Comédia, e termos a oportunidade de ver: O Inferno Imaginário de Dante Alighieri... Síria/ Egito/ Palestinos/ Faixa de Gaza/ Israel, e outros; sem deixarmos de imaginar no reencontro de velhos inimigos de priscas; Eras... Irãn/Iraque reeditando ontem, e outrora; Assírios, e Caldeus! Haja “Babilônias”! Resta-nos também torcer: pela resistência Alemã na manutenção, e na condução do destino da União Europeia nesta Crise.
Por efeito Enquete? Ou pela própria “impossibilidade” Democrata? Milhares de Americanos (Funcionários Públicos) foram demitidos, e estão no “desemprego”: e o sonho Democrata de Paz poderá vir de água abaixo: contrariando todas as expectativas. E a Canción por La Unidad de Latinoamérica (Chico Buarque) ganha outra proporção se já definitivamente descartaram a imagem do: Soldadinho da Borracha.
E quem garanta que a História/ É uma carroça abandonada/ Na beira da Estrada/ Ou de uma Estação Inglória.
A História é um carro alegre/ Cheio de povo contente/ Que atropela indiferente/ Todo aquele que se nega.
É um Trem riscando trilhos/ Abrindo novos espaços/ Acenando muitos braços/ Balançando nossos filhos.

E excluí o Poema; “A meu sogro, Paulo Bezerra” dos: “Anônimos da Poesia e da Arte”, mas do meu jeito; o que hoje (10/04/2014), encontro mais uma razão desta exclusão: o veto da divulgação de uma  Canção de um dos maiores Astros da Música Internacional, e de Autoria de Frank Sinatra; sob a "falsa" alusão de reclamações de uma Multinacional Americana, em divulgar o que já permissivamente está sendo, já foi, e continuará sendo divulgado, e que não representa nada que seja censurado, pois trata-se de uma Melodia existencial, pessoal, compreensível, verdadeira; e que não mexe com brios de Ideologias, ou de Sistemas; nem diminui a alta capacidade, e prestígio do Cantor: o quê francamente devo acatar; mas é dever lhes dizer... Que mais uma vez, não compreendi.
Não há que reclamar, e espero que os Visualizadores satisfaçam-se com o Vídeo colocado em substituição...






 trazendo-o para a abertura do Blogger: Desastrolados do Desconhecido, respaldado na Poesia do saudoso Poeta Paraibano: “Caixa D’Água”... Caminhos Perdidos: com endosso do Site: Estação Poesia... neumane.com/novosite/categoria/jornalismo/reportagem
Que recomendo visto,
  



Pois quem vai a Guerra: vai de mãos armadas; vem de mãos vazias quando vem: quando não vem, deixa esse vazio, se é que não deixem como os “Soldadinhos da Borracha”...

Mães de mãos vazias

E o “vazio” das crias... Filhos que não conheceram os pais

E a Paz que não conhecerão... Jamais!



Sem mais, Dr. Ademar Raimundo de Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário