segunda-feira, 27 de abril de 2015

Dos Píncaros da Glória

 Dos Píncaros da Glória


Apronto-me...
Bem longe de Pacaraima
E glória a Deus nas alturas
E aqui na Terra... Aos Homens de “boa vontade”
Mas é preciso dimensionar o tamanho do “Furo”
E a extensão da Loucura
Se ela é Compulsiva
Se... Seja Mania
Mas para minha decepção
Esconderam os fatos
Quando prometeram a divulgação de tantos
E não só a identificação
Da Capital Campeã
Da corrupção Edil... Do Brasil
Boa Vista
Rio Branco não!
Rio Branco era dos Idos de “Chico Território”
Das Eras; De... Fernando de Noronha
Quando ninguém sonhava... Diamantes
Nem conhecia quem era
O tal Barão
Daí se admitiu chamar... Roraima
Meu Irmão!
Não só em homenagem ao Monte
Que lhe cedera Status Social
Que sustentou Impérios
Mas para,
Reverenciar as vizinhanças
Tomou por nome
Um nome quase Inglês... Morou!
Quando seria mais Tupi... Ramiraô
Sacou!
Yamará, ou mais Amazonense;
Como... Rapozas da Terra do Sol
Seria melhor que fosse... Acetábulo
Onde a Pelvis descansa, e abre-se o Ventre
Aí! Os Vereadores superfaturam tudo
Que seus Salários chegam; A... Cem Mil!
Segundo... A Globo
E eu nem falei... Na “Coroa Real”
E eu nem falei das... Cúpulas
Mas omitiram a divulgação dos outros escândalos
Do Planalto Central
Do Norte, e do Sul,
Do Nordeste, Leste , e Sudeste;
Do Centro Oeste
Noroeste
E das outras minúsculas cidades do “Zezeu”
Por Deus!
Que até Jaboti... Agora! Estrela do Norte de Rondônia
Agradeceu sim!
Agradeceu!
E o que foi prometido... Não foi fiel
Que valha só falar da Capital?
De um Estado só...
Espelho! Espelho meu!
Existe um Maluco assim...
Mas Louco do que eu?
Continuo depois... Dependendo das condições
Mas se estas condições foram minimizadas
Digamos
Viraram arquivos
E sem comprovação não!
Não falo nada... Pois Macaco bom, ô! Meu
Não mete a Mão em Cumbica
E tudo tem que ser datado,
Registrado,
Carimbado,
Assinado,
E custe o que custar
Pois se não for assim meu Filho... É “Fria”!

Comentários do Autor: Não vejo muita coisa a comentar: por que o que foi a Público, não é nenhuma novidade pra ninguém; desde as Eras de Dom Pedro “Cipó-Pau”, e aqui pra nós! Ficou melhor assim. Eu esperava mais do Fantástico Show da Vida; mas em resumo serviu: e se for verdade o fato divulgado; e eu pertencesse a Edilidade de Boa Vista; e eu houvesse sido citado como agregado do Rolo: a minha defesa iria consistir no uso devido do protelatório,e é muito fácil... Digamos! A exigência formal de investigações em todos Municípios do Estado... Não satisfeito, eu iria formalmente solicitar a investigação, e divulgação de irregularidades nos Municípios deste País; e somente depois: eu iria exigir as mesmas averiguações nas principais Capitais: mas com certeza eu iria relembrar um Radialista Esportivo da minha infância... E o Relógio marca... Quarenta e Sete Minutos do Primeiro Tempo... E o Tempo passa! Zero a Zero é o placar na Suécia... Lento... Pausado... E preciso... Parecia nem ter emoção... Era o seu jeito... Frio... Calculado... Tudo nos mínimos detalhes como na Justiça Desportiva; e o Juiz já estava acostumado com tudo, e já entrava em Campo com os Bandeirinhas do seu lado; eram as autoridades máximas do Jogo; e até ali sabia-se que existiam Malas “Pretas”.
Vocês podem se dar por Felizes
Pior sobrou para este
Atropelado por decisões ridículas
Dos Conselhos Médicos
Das Câmaras da Justiça
De todas as Instâncias
Até de um Conselho de Justificativa e Disciplina... Que fugi
Por que notei na Hora
Por que eu li nas Caras
Que a decisão já era antecipada... Contra mim
Inclusive depois
Em outras causas
Por unanimidade apócrifa do Supremo
Por uma falácia imprópria
Quando o mesmo Supremo que deu-me a causa ganha
No Agravo da causa dá-me uma recusa
Por falta de Combatividade Advocatícia
Não de minha parte
A não ser que o Poder possa fazer
Do Direito... Fatias, ou Barganhas,
E ganhem quem mais puder
E lixe-se... Um homem comum.
E eu aqui em minha Casa
Cumprindo Prisão Domiciliar não decretada
Subjúdice a todo tipo de censuras
Mas sem essas Algemas “Afrescalhadas”...
Pulseirinhas Eletrônicas colocadas nas Canelas
Adereços!
Que não serviram de nada
A não ser... Para ridicularizar o já ridicularizado
A própria aplicação da Terna Pena
E decidida por quem
Postula os preceitos da infalibilidade assumida
Em Resumos de Súmulas... E só;
É quando o Veto sacode a Cabeleira
E o Cabra Tonto esperneia
Um Olho Cego Vageia... Procurando por um
Claro!
Para festejar a “Glória”
Como bem dizia minha Avó... No seu Bendito Rosário de Santo Antônio

Dr. Ademar Raimundo de Barros...

Nenhum comentário:

Postar um comentário