quarta-feira, 11 de março de 2015

Cantigas de Pirilampos

Cantigas de Pirilampos


Estatísticas  de Hoje... Zero!
Será este zero mesmo?
Estatísticas de novo... Zero!
Amargo!
Magro!
Mirro!
Lembra Neblina que cai
Em forma de Garôa;
E nem Chove
Nem molha
Sobre uma casa velha,
E um Palacete assombradado
Quando aí seu moço
Eu, Mariano, e o Joca... Decidimos
Que a canção era outra
Que dizia assim
Laranja madura, na “Beira da Estrada”,
Tá Bichada Zé!
Ou tem Marimbondo no Pé
Pois não é fácil não!
Remoer moinhos,
E remover Montanhas
Em busca de afetos empedernidos
Vindos de abraços de Tamanduás;
Nesta ciranda que
Quem criou foi Ninha
Aquela “doidinha” de Itamaracá
Mas... De uma eu sei;
Que a ausência de um
Na presença do outro em audiência
Fazem Luzes piscar
Por concordância
E assim, era assim... A Globo!
Olha eu aqui de novo!
Nós estamos aqui com vocês!
Mas a contrainformação agora diz... É Greve!
É muito grave!
E combinado não foi
Não houve nenhum furo de reportagem para virar Manchete;
É solidariedade mesmo... E vem, que vem,
Pois Globo!
A gente vê por aqui! Plim! Plim!
Nos bastidores da Revolução,
E ciente de que
Todos sairão incólumes
Como Nuvens que passam entre as Pedras
Intocáveis!
Insensíveis!
Mesmo que o Vento se intensifique
E vire Vendaval
Independe das Nuvens
Que carregadas de Vapores... Trazem Tempestades,
Ruem Avalanches;
E as Enchentes venham em Alagações;
Será culpa da Chuva?
Sim! Nuvens são inocentes
E seguirão as Nuvens como sempre
Irresponsáveis não!
Às vezes... São irresponsíveis
Na Seca por exemplo... São Mirantes! São Miragens!
E seguem esta destinação... Indiferentes
E em transformações... Inigualáveis!
E em Metamorfoses ambulantes
E só não poderemos medir... Desígnos, nem Palpites
Mas se quiserem seguir esta enquete
Por favor!
Apaguem todas as Luzes das Cidades
Nestas Greves pacatas
Dia e Noite
Pois sendo assim
O Brasil vai para o Guinnes World Records
Com o Toque de Recolher... Mais significante da História
E Economicamente... O mais viável
E Politicamente... O mais sensível
E por que não dizer... A mais sensata,
A mais humana
A menos dolorida
Podendo se dizer... A mais utópica, e a menos atípica,
Como... “Aquele tipo que engana”
Eu pisco
Tu piscas
Ele pisca
E nós piscamos
Na audiência dela.
De uma eu sei... Não foi para mim o Festival
De... Pisca-pisca,
Apaga, e ascende
Ascende! Apaga!
Como no próprio uso do opróbrio... O Fanatismo
Que determina até a data exata
Da instituição real dos crimes
E da corrupção na Petrobras
Eu só não sei se há... Resolução formal
Para estes AI; 5 – 7 - 6 – 2.000 a 2.015
Ou se esteja
Incluída nas Resoluções transitórias que transitaram
Ou se esconda nas reuniões secretas que fizeram
Nestes Poderes que não são mais três...
Executivo, Legislativo, e Judiciário,
Pois no Livro de Ester eu li
A existência benévola
Daqueles Poderes chamados... Paralelos
Que já arrendataram até... Os Infinitos
Inflacionaram tudo!
Alis!
Até os Céus!
E aliás... Até os Cemitérios
E as Agências Funerárias... São Franquias,
Pois quem melhor tratar o Morto
E clamar por ele... Justiça! Justiça!
Leva muitos votos cara!
Mais que Justo Veríssimo... Aquele outro cara; Cara!
Lembre-se muito bem disto.
Mas não desligue o Televisor
Espere o Golpe
Sorria!
Seja Feliz!
Possa curtir sua Central de Ar
Possa encher a sua Geladeira de Cervejas
E brinde!
E se ver alguém desconhecido... Vem!
Abraça-o
Beija-o
Não vem com essa... A mão que afaga é a mesma que apedreja
E diga... Vivas!
O Salvador chegou!
Não sei dizer; De... Onde
Nem qual a Pátria foi a que salvou
Por que a minha espera a Moratória
Sem Concordata
Com Juros e correção Monetária;
E aplicada
Nos ditames do rolo de Passadina
E nos Termos de todos os Poços que cavou;
E sob Acórdãos... O Petróleo é vosso
Brasil! Gozo a tua cara
Pensou em mim? Não!
Pensaram só em si
Todos! Tudo ao mesmo tempo
Um dentro do outro
Outro dentro de dentro; num Ciclo que foi criado;
Na Direita da Esquerda
Que jogou para o Centro
Que ficava na Esquina
Sobre o Muro
Na “Berlinda”
E não sabia se chutava pra Esquerda;
Que só entrou em Campo
No Poli-partidarismo que se machucou... Depois do Tetra,
No Hexa... Mal andava em Campo
Gordo, e fora de forma.

                                       Dr. Ademar Raimundo de Barros.


Juro que não iria fazer nenhum comentário, mas não há outro jeito. Imagine que minha mulher: descobriu hoje o sumiço da Placa dianteira do Automóvel que ela dirige; o  mesmo é de propriedade de sua Irmã, e o nosso perdemos desde o Tempo que me colocaram em falência financeira, mas mesmo assim fiquei imaginando...
Será outro tipo de arrecadação organizada pelo Governo? O quê a Dilma teria com isto? Ou será que o Presidente da Indonésia ( e se seja verdade); seja ele mesmo que vem nos sacaneando nos Aplicativos em WhatsApp? Ou serão outras pessoas? Pois se for ele, ele próprio queira nos desculpar por tantos furtos, e roubos... Se é que Cleptomaníacos nós nascemos... Ah! Moisés! Quê é que nós fazemos? Ou será que na prática de Oz nos habituamos; ao ponto de termos conseguido transformá-la neste ópio que cotidianamente convivemos... É roubo demais (e não é de agora); e eu me lembro, eu era menino: quando um Poeta criou uma Marchinha de Carnaval que dizia assim: Eu Mato! Eu Mato! Quem roubou minha Cueca pra fazer Pano de Prato... Dá pra ti?
Ora! Não dá para explicar? E tão logo tomei conhecimento desta ocorrência: solicitei informações ao COPOM, por discagem 190; e para minha orientação nos encaminharam ao 2º DP, para o preenchimento de um Boletim de Notificação Policial, e até aí; tudo bem; tudo mal começou: quando comecei a imaginar, por que esta Placa roubada, foi encontrada enterrada num terreno localizado nas cercanias do Hospital de base do Governo (onde trabalhei 14 Anos da minha Vida), nas proximidades do antigo Centro Administrativo do Estado; e um pouco aproximado do DETRAN.
Quantas Casas eu roubei sem nem roubar? Quantas Bancos assaltei sem assaltar? E quantas infrações no Trânsito cometi, sem cometer? E quantas Multas eu terei que pagar? Eu não! Apenas indiretamente representado por minha mulher... Cadê? Cherloque Holmes para me ajudar justamente com o apoio das outras Inteligências que as cito aqui: o FBI, a CIA, a Sclotand Year; as outras darão ajuda (não lhes custam); mas o que mais me impressiona e a Montanheira de Placas roubadas, perdidas, ou achadas, enterradas em buracos cavados na terra: digamos para ficar mais lindo... No sub-solo que fica logo abaixo do Solo; numa Leira que não dá nem pra plantar Mandioca.
Mas aí tem? Por que eles não jogam no Lixão? No meio da Mata? No leito do Rio Madeira? Traria maior suspeita? Acho que não! Tão pouco ache difícil! Mas possa ser que um carregamento volumoso: chame muita atenção, e é melhor assim: enterrar de pouquinho em pouquinho; um aqui, outro ali, outro lá, que a ferrugem acaba: melhor do que vender em Ferro Velho já manjado demais, e com cara de receptador; o dedo duro deda.
Mas em quais Capítulos, Parágrafos, Artigos, e Versículos; das Bíblias, ou da Lei: que eu possa incluir estes “imputativos” se assim sejam considerados... Roubou a Placa para não roubar o Dono; ou pior será... Roubou a Placa para arrecadar para o Estado... E não haverá até que se prove o contrário; que houve Perdas e Danos; se é que o pobre coitado do Proprietário não seja tratado assim... Otário! Vai ser “desligado” assim lá nos Infernos; bebeu demais, bateu, perdeu a Placa e o Semáforo viu; e agora não quer, nem pode, pagar as Multas, e ficar inadimplente no Consórcio que possui uma Cláusula INFELIZ... Se atrasar um só compromisso, mesmo que literalmente falte apenas dois para o seu término, não os pagará mais, pois houve quebra da honradez de Contrato; E... Cumpra-se! O que está escrito nas Premissas.
Mas que venham
Corujas, e Pirilampos,
Agouros, e Oxiferinas que se desprendam
Nas caladas das Noites que se aproximam
Quando até a própria Luz... Confunde-nos
E Lobisomens façam as diferenças
E sejam personalidades Boderlaines
Na base do tanto faz, como tanto fez
E de que valham sinais
Na decodificação das evidências.
Pobres Vaga-lumes!
Que dependem de um Gás
Neste Ciclo de Krebs intermitente
Que já não mana mais
A essência da Pedra Filosofal da Média Vida...O2;
Que para minimizar virou... O3
Ozônio, e Ilusão
Luz que nos ilude!
E perspectiva que nos mata
Infelizmente nesta Serenata... A tua luminosidade é fugaz
Sem mais



                              Dr. Ademar Raimundo de Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário